Eletroencefalograma quantitativo (qEEG) / Mapeamento cerebral
Eletroencefalograma (EEG)
O Eletroencefalograma é um estudo da atividade elétrica do cérebro através de eletrodos colocados no couro cabeludo. É um exame indolor e não invasivo.
O exame é conduzido por um técnico em eletroencefalograma e os resultados são avaliados posteriormente pelo médico responsável pela realização do laudo com os resultados.
Durante o período de realização do exame, o paciente permanece confortavelmente sentado ou deitado em um ambiente tranquilo, sendo orientado a permanecer relaxado durante o exame.
O técnico poderá fazer solicitações ao paciente de acordo com a indicação clínica do exame (respirar profundamente, abrir e fechar os olhos, observar uma luz piscando).
As características do EEG normal variam de acordo com a idade e o estado do paciente (vigília, sonolência, sono, sono induzido, coma).
A análise do EEG convencional permite encontrar descargas epileptiformes em período interictais (entre crises) ou avaliar a atividade elétrica durante uma crise convulsiva referida ao longo do exame.
Também são analisadas a presença ou ausência de marcos do sono, assim como a proporção entre as diferentes frequências de ondas. Alterações entre essas proporções podem ser sugestivas de Transtorno do Espectro Autista, por exemplo.
As principais indicações para realização do exame são: investigação de epilepsia, monitorização do tratamento para epilepsia, avaliação de síncope, distúrbios de movimento e alteração de memória/déficit cognitivos.
Mapeamento Cerebral
Essa modalidade usa o sinal do exame de EEG para gerar gráficos e mapas para melhor compreensão da distribuição e alterações de sinal presentes em um exame de EEG convencional.
Dúvidas Frequentes
Quais são as principais indicações para o exame?
As principais indicações para realização do exame são: investigação de epilepsia, monitorização do tratamento para epilepsia, avaliação de síncope, distúrbios de movimento e alteração de memória/deficit cognitivos.
Quais doenças podemos avaliar usando o Eletroencefalograma com mapeamento cerebral?
Epilepsia, crise convulsiva, crise febril, ausências, TDAH, pseudo-crise, transtorno do espectro autista, déficit cognitivo/síndrome demencial, encefalopatias crônicas não progressivas da infância (paralisia cerebral), intoxicação medicamentosa.
Qual a duração do exame?
Varia de acordo com o pedido médico, mas o tempo mínimo é 40 minutos.
Como devo me preparar para o exame?
O exame deve ser realizado com o cabelo totalmente seco, sem uso de cremes, hidratantes ou outros tipos de óleos. Deve-se lavar o cabelo no dia anterior com shampoo neutro.
Este exame causa algum tipo de dor ou possui alguma contraindicação?
O procedimento para colocação dos eletrodos na cabeça é completamente indolor e não invasivo. Não há contraindicações para realização do exame.
Convênios
Agende sua consulta
+55 (21) 96928-0022
Fale Conosco