Eletroencefalograma quantitativo (qEEG) / Mapeamento cerebral

Eletroencefalograma (EEG)

O Eletroencefalograma é um estudo da atividade elétrica do cérebro através de eletrodos colocados no couro cabeludo. É um exame indolor e não invasivo.

O exame é conduzido por um técnico em eletroencefalograma e os resultados são avaliados posteriormente pelo médico responsável pela realização do laudo com os resultados.

Durante o período de realização do exame, o paciente permanece confortavelmente sentado ou deitado em um ambiente tranquilo, sendo orientado a permanecer relaxado durante o exame.

O técnico poderá fazer solicitações ao paciente de acordo com a indicação clínica do exame (respirar profundamente, abrir e fechar os olhos, observar uma luz piscando).

As características do EEG normal variam de acordo com a idade e o estado do paciente (vigília, sonolência, sono, sono induzido, coma).

A análise do EEG convencional permite encontrar descargas epileptiformes em período interictais (entre crises) ou avaliar a atividade elétrica durante uma crise convulsiva referida ao longo do exame.

Também são analisadas a presença ou ausência de marcos do sono, assim como a proporção entre as diferentes frequências de ondas. Alterações entre essas proporções podem ser sugestivas de Transtorno do Espectro Autista, por exemplo.

As principais indicações para realização do exame são: investigação de epilepsia, monitorização do tratamento para epilepsia, avaliação de síncope, distúrbios de movimento e alteração de memória/déficit cognitivos.

 

Mapeamento Cerebral

Essa modalidade usa o sinal do exame de EEG para gerar gráficos e mapas para melhor compreensão da distribuição e alterações de sinal presentes em um exame de EEG convencional.

 

Dúvidas Frequentes

Quais são as principais indicações para o exame?

As principais indicações para realização do exame são: investigação de epilepsia, monitorização do tratamento para epilepsia, avaliação de síncope, distúrbios de movimento e alteração de memória/deficit cognitivos.

Quais doenças podemos avaliar usando o Eletroencefalograma com mapeamento cerebral?

Epilepsia, crise convulsiva, crise febril, ausências, TDAH, pseudo-crise, transtorno do espectro autista, déficit cognitivo/síndrome demencial, encefalopatias crônicas não progressivas da infância (paralisia cerebral), intoxicação medicamentosa.

Qual a duração do exame?

Varia de acordo com o pedido médico, mas o tempo mínimo é 40 minutos.

Como devo me preparar para o exame?

O exame deve ser realizado com o cabelo totalmente seco, sem uso de cremes, hidratantes ou outros tipos de óleos. Deve-se lavar o cabelo no dia anterior com shampoo neutro.

Este exame causa algum tipo de dor ou possui alguma contraindicação?

O procedimento para colocação dos eletrodos na cabeça é completamente indolor e não invasivo. Não há contraindicações para realização do exame.


Convênios
  • Convênio Amil One
  • Convênio Care Plus
  • Convênio Omint Saúde
  • Convênio Unafisco Saúde

Agende sua consulta

+55 (21) 96928-1011
Fale Conosco