Você sabe o que é (ou já ouviu falar em) ECOANSIEDADE?
A crise climática impacta não só o meio ambiente, mas também a saúde mental das novas gerações. Eventos extremos, como enchentes e secas, alimentam o sentimento de ecoansiedade, com sintomas de depressão e ansiedade cada vez mais comuns entre os jovens.
A incerteza sobre o futuro do planeta tem causado sintomas de depressão e ansiedade, cada vez mais comuns nos consultórios de psicólogos e psiquiatras. Essa “ecoansiedade” reflete o medo e a angústia com as mudanças climáticas e seus impactos na vida humana e na natureza. Esse estado emocional pode afetar seriamente o bem-estar e a qualidade de vida.
Além dos efeitos emocionais, os jovens estão mudando a forma de viver e planejar o futuro. Muitos estão deixando de lado o estilo workaholic e priorizando um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, dedicando mais tempo a atividades que tragam bem-estar, sustentabilidade e conexões sociais mais fortes.
Essa mudança de visão também tem levado muitos jovens a repensarem a ideia de ter filhos, preocupados com o futuro do planeta. A incerteza faz com que priorizem viver o presente e busquem experiências significativas agora, em vez de fazer grandes planos de carreira ou investimentos a longo prazo.
É essencial criar espaços para que os jovens compartilhem suas preocupações, pois eles enfrentam desafios que gerações anteriores não viveram. A frustração com a vida, o mercado de trabalho e o futuro incerto está aumentando, e isso precisa ser levado a sério pelos profissionais de saúde mental. Iniciativas comunitárias de sustentabilidade e ações climáticas podem trazer propósito e reduzir o sentimento de impotência. Além disso, políticas que incentivem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal também são fundamentais para o bem-estar.
A ecoansiedade é um desafio global que precisa de soluções ambientais e atenção aos impactos psicológicos. Validar as experiências das novas gerações ajuda a criar um ambiente de apoio, para que elas se sintam fortalecidas a agir por um futuro melhor.
Se você ou alguém que conhece está passando por isso, o Inbracer pode ajudar, oferecendo suporte especializado para lidar com esses desafios.