sessão de terapia

E quando não tenho nada para falar na sessão de terapia?

A sessão de terapia é um ambiente seguro, onde se trabalha dificuldades, limitações, faltas e excessos comportamentais e emocionais. Mas, imagina que você chega na sessão de terapia, olha para o seu terapeuta e diz: “Não tenho nada para falar hoje”. O que fazer nesse momento?

As sessões são conhecidas entre terapeutas e pacientes por terem uma potência muito grande de transformação pessoal devido aos seguintes fatores:

1 – Podemos considerar o fato de que existem assuntos que são mais complicados de serem ditos e que fogem do nosso “script”. São questões presentes na rotina, no trabalho, nos relacionamentos, etc, que demoram mais tempo para, de fato, serem ditas. No entanto, normalmente, esses são os assuntos que precisam verdadeiramente serem trabalhados na sessão de terapia.

2 – Talvez um dos pontos mais interessantes seja justamente o fato de que quando estamos desarmados ou desprevenidos é quando temos maior abertura para olharmos assuntos que não damos muita atenção.

É possível que seja em uma dessas sessões que você tenha a oportunidade de falar sobre aqueles temas de que sempre quis falar, mas que na hora esquece e fala de tudo menos deles. Então, aproveite para trabalhar esses temas durante sua sessão de terapia!

3 – Essa sessão também pode gerar experiências que não damos muita importância, como escutar – às vezes, pela primeira vez – como é o nosso silêncio. E, assim, nós acabamos refletindo sobre temas que, muitas vezes, são um tabu ou que nós nunca chegamos a pensar sobre. Essa é uma oportunidade de fazer uma viagem a sua própria singularidade e conversar com o seu terapeuta para aprofundar determinadas questões.

Leia também o nosso artigo: Como você fica quando compartilha um silêncio?

Conclusão

Em suma, o objetivo do processo terapêutico é o desenvolvimento pessoal e profissional. O terapeuta buscará a melhor maneira de entender os temas que mais te afetam e te ajudar a superar suas crenças, dores e inseguranças.

Confira como funcionam nossos serviços de psicologia e psiquiatria e, caso queira tirar dúvidas ou mesmo marcar uma primeira entrevista, entre em contato conosco via WhatsApp.