Doutor Jorge Alberto Costa e Silva dá entrevista a CNN sobre Setembro Amarelo

Setembro Amarelo: CNN entrevista Dr. Jorge Alberto Costa e Silva sobre Saúde Mental

O presidente do Inbracer, professor Dr. Jorge Alberto Costa e Silva participou do programa CNN Entrevistas em um debate sobre o Setembro Amarelo – campanha de conscientização sobre a importância da saúde mental e a prevenção do suicídio.

Dr. Jorge Alberto Costa e Silva é ex-Presidente da Associação Mundial de Psiquiatria, foi Diretor do Departamento de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde em Genebra (OMS) e Presidente da Academia Nacional de Medicina. Ele apresentou “insights” importantes sobre a importância da saúde mental e como enfrentar os desafios relacionados a ela.

Atualmente, a OMS estima que no mundo inteiro 350 milhões de pessoas sofrem de depressão e ansiedade. O Brasil, segundo dados mencionados, lidera o ranking de países com altas taxas desses transtornos.

Além disso, pesquisas do Conselho Nacional de Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde, apontam que os transtornos mentais relacionados ao trabalho, como o estresse, a ansiedade e a depressão são a terceira maior causa de afastamento no ambiente corporativo. Os estudos ainda indicam uma tendência de crescimento nesse campo.

Para o Dr. Jorge Alberto Costa e Silva, falar de saúde mental ainda é complexo e o tema não possui a devida popularidade. O médico enfatiza que nós somos o que pensamos, somos a nossa mente. “O corpo é apenas um equipamento para fazer a mente emergir do cérebro”.

Na entrevista, o Dr. Jorge Alberto Costa e Silva também explica a diferença entre depressão e ansiedade; o que são doenças psicossomáticas; como a tecnologia e a quantidade de informações afetam a nossa qualidade de vida; como o esgotamento físico e mental no trabalho causa o burn-out; a importância do Setembro Amarelo; entre outros assuntos.

Veja o vídeo completo:

Se tiver alguma pergunta específica sobre algum desses tópicos ou desejar marcar sua consulta, entre em contato com o nosso Whatsapp.